Guia para consulta de EAE para todo o Brasil, exemplos de temas reais compartilhados.

37 – Como entendo a Fraternidade dos Discípulos de Jesus.

37 – Como entendo a Fraternidade dos Discípulos de Jesus.
No primeiro momento imaginei ser mais um rotulo para um grupo, então percebi que faz parte de um convênio, de um compromisso interior e com Deus de divulgação e vivenciar o Evangelho. Desta forma compreendi que quanto mais envolvidos, e dedicados aos assuntos de luz, teremos mais oportunidades de experimentar os ensinamentos e aprender com eles.
Corri atrás de muitas coisas materiais na minha vida e foram poucas que busquei o meu lado espiritual de amor, assim estou comprometido com está promessa interna que fiz, comigo e com a minha família que está iniciando.


36 - Não estacionar no bem nem progredir no mal.

36 - Não estacionar no bem nem progredir no mal.
Nesta semana fiz uma apresentação com o objetivo de motivação para ao trabalho, então me lembrei da frase de Emmanuel que diz que o cristão que não pratica o bem (nem o mal) é como um fardo para a sociedade coletiva. Assim pensei que o estacionar no bem seria como não fazer nem o bem nem o mal.
Quando omitimos já tomamos nossa escolha, então prefiro fazer uma escolha e fazer o bem. Não é tão fácil quanto parece, pois a situação mais cômoda é ficar só olhando e se perguntarem, digo que já fiz minha parte, ou pelo menos o que penso que é minha parte.
Diminuir a progressão no mal é mais fácil do que não estacionar no bem, vejo que deixar alguns vícios é mais fácil do que cultivar novas virtudes.

Procuro manter meus pensamentos em boas coisas e sempre que me ver estacionado, fazer uma forcinha para movimentar...

32 - Cultivar o silêncio é lutar pela paz interna, vencendo a agitação do mundo.f

32 - Cultivar o silêncio é lutar pela paz interna, vencendo a agitação do mundo.

Muitas vezes me peguei conversando internamente comigo mesmo, um dialogo que gostaria de ter dito ou até mesmo algo que estou preparando para dizer, em geral não passa de mim. Em algumas prefiro nem mesmo lembrar, pois seriam respostas agressivas a ofensas que na ocasião silenciei, ou seja, silenciei somente para o mundo exterior.

Vejo que o silencio para o mundo exterior já é um começo para evitar conflitos ou até mesmo não ter inconveniente, pois já presenciei conflitos serem resolvidos somente com o silencio, e também já escutei conselhos que preferiria ouvir o silêncio.

Para mim o silêncio interior é o ponto que devo conquistar, pois a velocidade e cobranças fazem com que o tempo em silêncio pareça ser desperdício e ociosidade. A batalha só pode ser vencida com a força oposta, como o ódio pode ser vencido pelo amor, a mentira pela verdade, o rancor pela compaixão, e assim, a agitação pelo silêncio.

33- Falar pouco e certo é dizer muito em poucas palavras.

33- Falar pouco e certo é dizer muito em poucas palavras.
Este tema me fez refletir sobre dizer pouco, o que ficou muito pontuado é falar pouco, mas falar CERTO, e no certo que está a dificuldade. Já tive problemas de relacionamento com pessoas e percebi que me faltavam palavras para explicar o que eu gostaria de dizer, ou seja, nestes momentos eu fui muito breve e falei pouco, e provavelmente também me faltou falar o certo. Hoje estou me policiando para que as palavras não sejam tão duras quanto a brutalidade dos meus pensamentos inferiores, e que as poucas palavras que eu fale sejam sinceras e delicadas, e possam trazer amizade e consolo.
Percebi também que depende também do ouvinte, como por exemplo: Quando estou de coração aberto, poucas palavras me fazem refletir muito, às vezes encontro profundidade em frases superficiais até de propagada de televisão, e para mim, chegam a fazer sentido e consigo até aplicar.

Assim acredito que somente quando falar pouco significa dizer muito for pronunciado de coração e quem ouvir esteja principalmente de coração aberto.

39- Nos caminhos de espiritualização o progresso se mede em milímetros

39- Nos caminhos de espiritualização o progresso se mede em milímetros

Este tema realmente foi escrito para mim, com a minha ansiedade a mil fica muito difícil encontrar avanços na minha evolução. Para mim as pequenas conquistas são muito difíceis de serem vistas, e muito menos percebidas, então fico na eterna luta de melhoramento sem comemoração das pequenas vitórias.

Consegui diminuir alguns vícios que para mim foram significativos, e não enxerguei que eles já seriam um progresso no meu caminho. Agora ligando a minha cabeça em modo “Técnico”, se eu foi utilizar uma escala de milímetros, vejo que já andei algumas dezenas de milímetros, mas se muda a escala para Quilometro, então quase nem vejo o quanto andei.

Tá certo... vou me concentrar nos milímetros e comemorar a cada pequeno espaço de cada vez.

35 - A vida é mudança; o dia de amanhã será diferente e marcará a vitória, se a diferença for para melhor.

35 - A vida é mudança; o dia de amanhã será diferente e marcará a vitória, se a diferença for para melhor.
Tive uma aula de física há um tempo atrás que o professor nos surpreendeu com a afirmação de que nós vivemos no passado, e o presente não existe. E neste tema me lembrei desta afirmação e da explicação, de que tudo o que vemos (luz) viajou por algumas frações de segundo até nosso olho, e quando percebemos o que vimos o objeto pode até mesmo não existir, e o exemplo girava também pelas constelações e estrelas que enxergamos no céu, podem ser estrelas que não existem hoje. Então a afirmação de que vivemos o passado é real e comprovado. Desta mesma forma vejo que o futuro é consequência de algo feito no passado, e que será sempre diferente, mesmo que não tenha sido feito nada. Neste tema posso compreender que é claro que marcará a vitória se for para melhor... Pois não haveria sentido ser diferente.

Busco melhorar, e com a escola quero manter a minha busca para marcar a vitória

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *